Recent Posts

lunedì 24 ottobre 2011

Articoli Stampa Italiana ed Estera su Vittorio Arrigoni

"Grupo alinhado com Al Qaeda mata ativista italiano em Gaza"


FAIXA DE GAZA (Reuters) - O Hamas encontrou nesta sexta-feira o corpo de um ativista italiano defensor dos palestinos que foi morto por simpatizantes da Al Qaeda na Faixa de Gaza, levantando questões sobre o controle do grupo islâmico no enclave sitiado.
Dois homens foram detidos e outros estão sendo procurados por conta do sequestro e assassinato de Vittorio Arrigoni, de 36 anos, encontrado estrangulado em uma casa abandonada nesta sexta-feira, disseram autoridades do Hamas.
O grupo jihadista Salafi em Gaza, alinhado com a Al Qaeda, ameaçou na quinta-feira executar Arrigoni a não ser que o líder do grupo, detido pelo Hamas no mês passado, fosse libertado.
Foi um desafio sem precedentes para o Hamas, cuja hostilidade persistente contra Israel aprofundou o isolamento e a pobreza da Faixa de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de palestinos.
"Gaza é segura e eu quero assegurar a todos os visitantes em Gaza que estão seguros", afirmou Ismail Haniyeh, premiê do Hamas, a um jornalista francês.
"O crime que ocorreu foi um incidente isolado... e vamos assegurar a lei contra os criminosos."
Saeb Erekat, assessor do presidente palestino, Mahmoud Abbas, chamou o assassinato de "uma página negra na história palestina", e pediu a reconciliação nacional. Erekat faz parte da facção Fatah, expulsa de Gaza pelo Hamas em 2007.
O porta-voz do Hamas Fazwi Barhoum denunciou o crime como sendo uma tentativa de "prejudicar a solidariedade internacional com a Faixa de Gaza e prejudicar a imagem do povo palestino".


Fonte: oglobo.com quotidiano brasiliano

0 commenti:

Posta un commento